7 etapas comprovadas para vender serviços online de um jeito lucrativo e previsível

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Você precisa de muito tempo, esforço e trabalho árduo  para ter um negócio de venda de serviços bem-sucedido.

Você precisará atender inúmeros clientes “Grátis” e receber como pagamento um OBRIGADO antes de finalmente ser recompensado com uma agenda lotada de clientes pagantes e negócio lucrativo.

Isto é o que muitos coaches, consultores e prestadores de serviços acreditam, mas essa não é a verdade absoluta.

Sim, você precisa de determinação e desejo ardente para criar um negócio que transforme a vida das pessoas e gere lucro para o seu negócio.

Você precisa ser persistente, consistente para que assim seu negócio possa ganhar corpo.

Mas nada disso importa se você não tiver um caminho certo para seguir.

Um caminho que irá te mostrar quais passos precisa seguir para atrair os clientes certos e ter um negócio realmente lucrativo e que transforme a vida das pessoas.

Neste artigo irei te apresentar 7 Etapas Comprovadas para Vender Serviços Online de um jeito lucrativo e previsível.

Você vai saber exatamente o que precisa fazer para ter um negócio de coaching, consultoria ou outro tipo de prestação de serviço que te permita ter uma vida mais confortável, fazendo o que gosta, sendo bem remunerado e transformando o mundo.

Etapa 01 – Tenha um posicionamento único no mercado e se destaque da concorrência

O jeito mais eficaz de você se destacar da concorrência e ganhar o coração das pessoas que realmente precisam do seu serviço é construíndo um posicionamento ÚNICO no mercado.

Qual é o seu cliente ideal?

Quais problemas ele está enfrentando que o seu serviço resolve?

As pessoas que te conhecem e as que estão no seu ciclo de amizade sabem exatamente qual solução você oferece?

Ou você é daquelas pessoas que ajuda a “resolver” vários tipos de problemas diferentes das pessoas?

Um dos maiores vilões dos coaches, consultores e prestadores de serviços que não têm resultado é não ter bem definido qual tipo de problema específico vai ajudar a resolver.

Os grandes nomes de todos os tempos conseguiram ser grande porque eles focaram em uma coisa específica.

Silvio Santos é bom como animador de televisão. Se colocar ele como jornalista provavelmente não fará tanto sucesso como apresentar seus programas dominicais.

Pelé só conseguiu ser o rei do futebol porque ele decidiu ser o melhor no que ele fazia.

E assim tantos outros grande nomes que conhecemos.

Não definir um segmento único para atuar e se posicionar vai fazer com você fique perdido, sem saber como se comunicar de forma clara com as pessoas que você quer atrair e vai te distanciar de ter um negócio de sucesso.

Etapa 02 – Ofereça seu serviço para as pessoas que já querem comprar

Muitas pessoas que estão próximas de você já precisam do seu serviço. Basta você oferecer que elas já vão comprar.

Muitos coaches ou consultores ficam esperando ter um negócio completo com escritório, estar totalmente na internet para somente depois começar a vender.

Isso é muito arriscado para quem deseja gerar faturamento para seu negócio.

Você tem que trocar a roda do carro conforme ele vai andando.

Ao iniciar sua prestação de serviço, espalhe em todos os lugares o que você faz. compartilhe nas redes sociais, facebook, instagram etc.

Desta forma você aumentará as chances de ter seus primeiros clientes em curto espaço de tempo, o que te dará um fôlego até que você construa uma estrutura mais robusta para o seu negócio.

Etapa 03 – Conheça seu público profundamente

como captar clientes para coaching

Um dos maiores erros que eu vejo os coaches, consultores e prestadores de serviços cometendo é de não conhecer profundamente as pessoas que vão contratar seus serviços.

Esse erro impede que os profissionais saibam quais dores seu público enfrenta, e com isso não conseguem se comunicar de forma eficaz.

As pessoas não se conectam com uma mensagem que não vai de encontro com problemas que elas estão enfrentando, menos ainda compram da pessoa que está comunicando.

Descubra quais dores seu público-alvo está passando e use essas informações na sua comunicação. Isso vai te ajudar a se conectar com eu público e aumentar drasticamente suas chances de vendas.

Etapa 04 – Tenha o seu funil de vendas de serviços

Funil de vendas de serviços

Você decidiu ser coaching, consultor ou prestador de serviço para poder ajudar outras pessoas com o seu conhecimento, ser bem remunerado e ter mais qualidade de vida.

Mas dificilmente você poderá alcançar isso sem ter um funil de vendas dos seus serviços.

Um funil de vendas é a representação visual da jornada de compra do cliente, desde o início do primeiro contato com uma peça de divulgação até a finalização da compra.

No funil de vendas para serviços você precisa se concentrar no processo ou caminho (passo a passo), que as pessoas vão passar até contratar o seu serviço.

Existem diversos tipos de funis com os mais variados números de etapas, como funil de conteúdo, mídias sociais etc.

O funil para vender serviços que irei te apresentar aqui é composto por 4 estágios, que são eles: Segmentação, Engajamento, Oferta e conversão.

Segmentação: A segmentação tem o papel de selecionar em meio a uma multidão as pessoas que provavelmente irão comprar seu produto ou serviço. É onde você decide com quem quer se comunicar. Quais pessoas você quer que ouça sua mensagem e saibam sobre sua solução.

Engajamento: Neste estágio você vai entregar conteúdo de valor para a pessoa, dar uma primeira vitória e criar oportunidade de ela saber sobre a sua solução.

Oferta: Como o próprio nome já diz, é o momento em que você oferece seu serviço para a pessoa.

Conversão: É quando você pega as pessoas que não compraram na etapa anterior e faz com que elas tenha uma nova oportunidade de realizar a compra.

Além de outros benefícios, o funil de vendas criado do jeito certo vai permitir que você tenha sempre novas pessoas entrando, te conhecendo e conhecendo suas soluções e comprando de você. Sem dúvida isso te ajudar a ter um processo de venda de serviço mais organizado, o que te permite ter mais mais organização e previsibilidade no negócio.

Etapa 05 – Faça com que o maior número de pessoas possível passe pelo seu funil de vendas de serviços

Após ter criado o seu funil de vendas de serviços o próximo passo é fazer com que o maior número possível passem por ele, para que elas sejam impactadas com sua mensagem, conheçam seus serviços e finalmente comprem de você.

Basicamente existem duas formas de enviar tráfego para seu funil, tráfego pago e tráfego orgânico.

Tráfego pago: Quando você faz anúncios nos diversos canais da internet, como Google, Facebook, Instagram etc.

Nesse primeiro modelo é necessário investimento em publicidade. É recomendado quando se deseja ter um grande fluxo de pessoas passando pelo funil.

Esse modelo é importante também para testar a conversão do seu funil. Em caso de ajustes e/ou melhorias você não precisará esperar muito tempo para ter esse feedback.

Tráfego orgânico: O tráfego orgânico diferentemente do tráfego pago tem como objetivo fazer com que sua mensagem seja propagada sem necessariamente investir em publicidade.

A divulgação nesse modelo é feita de forma manual, através de compartilhamento em redes sociais, e-mails e sites de busca.

Apesar de ser atraente o fato de poder divulgar seus serviços sem investir em publicidade, esse modelo leva mais tempo para gerar resultados, e esse tempo torna-se ainda maior quando você está dando seus primeiros passos na divulgação dos seus serviços.

É recomendado usar as duas estratégias. Dessa forma conseguirá ter resultados rápidos e também a longo prazo.

Etapa 06 – Tenha um Blog para Vender Seus Serviços

como conseguir coachees pagantes

O blog é uma excelente ferramenta para fazer postagens de conteúdo informativo e educativo para o seu público-alvo, podendo ser usado para atrair, engajar e converter desconhecidos em clientes.

O conteúdo que você produz no blog auxilia na construção de autoridade e possibilita causar a ótima primeira boa impressão ao seu clientes em potencial.

Embora o conteúdo on-line não seja um substituto para uma consultoria ou coaching mais avançado para pessoa, ele dá aos clientes em potencial uma noção de quem você é e o potencial que sua solução pode gerar na vida das pessoas.

Aqui estão algumas ideias para criação de conteúdo no blog:

Dicas rápidas que as pessoas podem usar para superar problemas comuns, como estresse no trabalho ou procrastinação ;

Insights sobre teorias psicológicas relevantes para o crescimento e a mudança pessoal;

Sua história como coach ou prestador de serviço: informe seus espectadores por que você seguiu sua carreira atual, com quem você trabalha e como funciona seus serviços;

Histórias e estudos de caso mostrando como você ajudou os clientes a mudarem suas vidas;

Citações de pessoas bem-sucedidas e bem conhecidas que irão inspirar seus clientes em potencial;

Conteúdo que permite que potenciais clientes saibam quem você é fora de sua função. Por exemplo, você pode incluir fotos de férias ocasionais no seu Instagram ou gravar vídeos contando um pouco mais sobre sua vida fora do trabalho.

Isso irá ajudar as pessoas a verem que você é uma pessoa comum com problemas comuns, como qualquer outra pessoa, fazendo com que elas se aproximem de você e fiquem mais receptivas para conhecer suas soluções.

Aqui no blog eu posto bastante conteúdo com dicas sobre como as pessoas podem resolver determinados problemas que estão enfrentando atualmente, e confesso que isso tem me ajudado a atrair boa parte dos clientes que contratam meus serviços.

Sem dúvida é uma excelente ferramenta para potencializar a divulgação e venda de produtos e serviços.

Etapa 07 – Crie múltiplas ações de divulgação e aumente consideravelmente suas vendas

Funil de vendas de coaching

A internet se usada do jeito certo tem o poder de aumentar drasticamente as vendas dos produtos e serviços, isso todos já sabemos.

O que pouca gente sabe é que para ter um fluxo constante de vendas é necessário ter múltiplas ações de divulgação acontecendo simultaneamente.

A grande maioria dos clientes não compram um produto ou serviço logo de cara. Após o primeiro contato com uma oferta, existem várias dúvidas que dificultam a tomada de decisão.

Para gerar um volume maior de vendas com um número reduzido de pessoas é extremamente importante o empresário ter um arsenal de abordagens para utilizar sempre que houver necessidade.

Assim, se uma pessoa assistir um vídeo seu com uma oferta e não comprar o produto ou serviço, esta poderá se decidir após ler um artigo que foi enviado na sequência, ou ainda um podcast com um conteúdo valioso.

A maioria dos empresários focam em ter apenas uma única abordagem de vendas e com isso pagam mais caro por cada cliente, diminuindo seu lucro cada vez mais.

Se você quer ter um negócio que gere lucro e com previsibilidade, é de extrema importância se atentar a este quesito e implementar no seu negócio.

Conclusão:

Neste artigo você aprendeu as 7 Etapas Comprovadas para Vender Serviços Online de Forma Previsível e Lucrativa, que são elas:

Etapa 01 –Tenha um posicionamento único no mercado e se destaque da concorrência

Etapa 02 – Ofereça seu serviço para as pessoas que já querem comprar

Etapa 03 – Conheça seu público profundamente

Etapa 04 – Tenha o seu funil de vendas de serviços

Etapa 05 – Faça com que o maior número de pessoas possível passe pelo seu funil de vendas de serviços

Etapa 06 – Tenha um Blog para Vender Seus Serviços

Etapa 07 – Crie múltiplas ações de divulgação e aumente consideravelmente suas vendas

Ao aplicar as técnicas valiosas mostradas aqui, certamente o leitor já conseguirá melhorar os resultados atuais.

Porém, se o leitor deseja se aprofundar nessas e outras técnicas avançadas e obter resultados mais consistentes em curto espaço de tempo, o curso Como Vender Coaching ou Consultoria pela Internet é o seu próximo passo ideal.

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