Você quer saber o que as pessoas pesquisam no Google sobre o seu produto ou serviço? Você já tem um site, já está produzindo conteúdo em seu blog, mas não está conseguindo identificar se as pessoas que acessam o seu site estão realmente interessadas em comprar o seu produto ou serviço?

Neste artigo eu quero mostrar para você 4 ferramentas que eu utilizo aqui na minha agência de Consultoria em Marketing Digital (Presença na Internet), para analisar todos os detalhes dos visitantes do meu site.

Com essas 4 ferramentas que irei te apresentar eu consigo saber a quantidade de visitas mensais que o meu site vem recebendo, quais são as páginas que as pessoas mais acessam no meu site, em que posição se encontra determinadas palavras-chave do meu site no google além de outros detalhes mais.

 

Por que é importante saber o que as pessoas pesquisam no google sobre meu produto ou serviço?

Quando você sabe exatamente o que as pessoas pesquisam no Google e encontra o seu site, isso significa que você está no caminho certo, e que você têm potenciais compradores vendo os seus produtos e serviço e querendo comprar de você.

 

Importante:

O conteúdo que você publica no seu site determina quais pessoas irão encontrar seu produto ou serviço nas buscas do Google.

Quer saber o que as pessoas pesquisam no google sobre o seu produto ou serviço? E se o conteúdo que você está publicando no seu blog está trazendo pessoas compradoras para os eu negócio? Então me acompanhe neste artigo com vídeo e descubra como criar conteúdo que aumenta as vendas pela internet.

 

4 Ferramentas para aumentar as vendas online

 

Ferramenta 01 – Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que o Google disponibiliza para que você possar fazer uma análise completa das pessoas que acessam o seu site.

Nele você consegue saber o número de visitantes, o tempo médio que esses visitantes permaneceram no seu site além de outros dados importantes sobre o seu negócio na internet.

Neste artigo eu falar com  você as páginas mais acessadas do meu site atualmente. Como disse nas linhas acima, saber quais páginas do meu site são mais acessadas me ajuda a definir qual conteúdo é mais relevante para o meu público-alvo, que são empresários e profissionais liberais que querem vender mais pela internet.

 

Quais são as paginas mais visitadas com google analytics?

paginas mais visitadas no google analytics

paginas mais visitadas no google analytics

 

Nesta imagem temos um relatório das 10 página mais acessadas no site sivaldogomes.com.br nos últimos 30 dias.

Você pode acessar essa opção através do menu Comportamento -> Conteúdo do site -> Todas as páginas.

 

O que fazer com essas informações, e como elas podem me ajudar a vender mais?

De posse dessas informações, eu consigo otimizar as conversões afim de gerar mais vendas no site.

 

Ferramenta 02 – Semrush

semrush
semrush

 

Semrush é uma das ferramentas mais utilizadas nas estratégias de marketing digital para identificar como está o andamento do seu site na internet.

 

Nela você vai conseguir saber qual o número de visitantes únicos acessaram o seu site em um período específico, quais são as palavras-chave fortes do seu site, em que posição seu site aparece de acordo com cada palavra-chave pesquisada no Google, quem são os seus concorrentes além de outros detalhes mais.

 

Como descobrir a posição do meu site no google?

Como descobrir a posição do meu site no google
Como descobrir a posição do meu site no google

 

Como pode observar, neste tela temos as principais palavras-chave do site sivaldo gomes e em que posição cada palavra aparece no resultado de busca do Google.

Outro ponto muito importante também é que você pode visualizar o conteúdo de cada palavra-chave. Para isso, basta clicar no endereço que está localizado à frente da palavra-chave, especificamente na coluna URL.

Como espionar a concorrência?

Assim como poder realizar essa análise completa usando a ferramenta semrush, você espionar a concorrência e ver quais estratégias estão utilizando.

Análise da concorrência
Análise da concorrência

 

Na imagem acima temos os principais concorrentes da busca orgânica.

Eu posso afirmar que alguns desses sites não são meus concorrentes, porém, o google analisa algumas informações, dentre elas a quantidade de palavras-chave em comum entre os sites listados e o site principal e considera que são sites concorrentes.

 

Ferramenta 03 – Webmaster Tools

O Webmaster Tools é uma ferramenta utilizada para ter um controle maior sobre as configurações internas do site diante do Google. Eu já falei sobre esta ferramenta em outros artigos.

 

No artigo Como Adicionar um Site no Webmaster Tools eu mostro o procedimento para adicionar um site no webmaster tools. Esse procedimento é de extrema importância para ajudar o site a aparecer nas melhores posições da busca.

Se você não adicionou o seu site do webmaster tools, recomendo a leitura desse artigo.

 

Já no artigo Como Indexar um Site no Google Rapidamente eu mostro como acelerar o processo de indexação de um site no google, já que se este for deixar que o maior site de buscas do munda faça isso sozinho, ele levará muito mais tempo, fazendo com que seu artigo leve mais tempo para aparecer nas buscas e você perca uma boa quantidade de visitas.

Caso você não tenha lindo ainda, recomendo que o faça.

 

Como fazer o google achar meu site

Agora eu quero falar sobre a opção Search Analytics. Para acessar este opção você deve acessar o site que deseja alterar, clicar em Tráfego de pesquisa -> Search Analytics.

 

como fazer o google achar meu site
como fazer o google achar meu site

 

Nesta área temos acesso às palavras-chave buscadas no google em que nosso site aparece. Conseguimos ver também quantos cliques determinada palavra-chave recebeu, ao aparecer no resultado da busca.

Uma estratégia interessante que irá fortalecer ainda mais a sua presença na internet é usar essas palavras-chave em novos conteúdo do seu site. Isso dará motivos ao google para melhorar o posicionamento do seu site nas buscas.

 

Ferramenta 04 – (Serplab) Como descobrir a posição do meu site no google?

Uma pergunta que talvez você também tenha si perguntado muito ultimamente é “como descobrir a posição de uma site ou de um artigo do seu blog no google”.

 

Para obter essa resposta você pode usar a ferramenta Serplab.

 

O Serplab é uma ferramenta que permite você cadastrar seu site e adicionar as palavras-chave que está utilizando em seu projeto.

Serplab
Serplab

 

Como pode ver na imagem aqui eu tenho várias palavras-chave que correspondem aos artigos que estão cadastrados no blog atualmente. A medida que vou adicionando novos artigos ao blog, vou adicionando também as palavras-chave utilizadas no artigo.

 

O que as pessoas pesquisam no google sobre meu produto ou serviço? (vídeo)

Assista ao vídeo onde mostro passo a passo como usar essas 4 ferramentas na prática e começar a aplicar em seu negócio rapidamente.

Muito bem, espero que este artigo com vídeo possa te ajudar a gerar mais vendas para o seu negócio através da internet.

Não se esqueça de deixar o seu comentário falando o que achou do conteúdo.

Um grande abraço e até a próxima.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui