Você quer saber como vender coaching? Já pesquisou sobre como conseguir clientes de coaching mas não encontrou nada que te ajudasse a captar novos clientes?

Se você disse sim para uma dessas perguntas, você está no lugar certo.

Olá aqui é o Sivaldo Gomes e hoje eu quero conversar com você que é coach e está com dificuldades para lotar sua agenda.

 

Será que este funil de coaching funciona mesmo?

Como vender serviços de coaching
Como vender serviços de coaching – Encontro Anual de Especialista em Vendas Online

Antes que você fique perguntando: Será que esse funil de vendas para coaching funciona mesmo? Eu preciso te falar que sim! Esse funil realmente funciona.

Esta foto foi tirada no terceiro encontro anual de especialistas em vendas online do Natanael Oliveira. Este foi o exato momento em que eu estava recebendo o prêmio de melhor consultor do ano (fiquei muito feliz). Depois eu conto mais sobre isso.

Mas, por que estou falando desta foto, e o que ela tem haver com o funil de vendas para coaching?

Quem me segue sabe que eu utilizo o método do Natanael Oliveira, que por sua vez busca conhecimento no Estados Unidos altamente especializado em vendas online.

Grandes nomes como Ryan Deiss, Frank Kern e Dan Kennedy são mentores que o Natanael segue. Ele busca o melhor conhecimento em vendas online dos Estados Unidos, adapta para o mercado brasileiro, e somente após isso é repassa para nós, para que possamos ajudar os empresários a vender mais.

Já foram realizados vários testes com este funil lá fora e aqui no Brasil e os resultados são fantásticos. Um pequeno grupo de coaches, que tem acesso a este conhecimento especializado estão obtendo centenas de milhares de reais em faturamento.

Então, se você ainda tem dúvidas se este funil funciona, a resposta é SIM!

Neste artigo eu quero ajudar a parar de perder tempo e dinheiro com cursos de marketing digital que não te dão resultados, que mais te ensinam a ser um infoproduto e não te mostram como captar coachees.

Nas próximas linhas eu vou te apresentar um Funil de Vendas para Coaching capaz de lotar sua agenda nos próximos 30 dias.

 

Os 3 GRANDES Problemas que impede a Maioria dos Coaches de lotarem suas agendas com facilidade

como conseguir clientes de coaching - os 3 grandes erros.
como conseguir clientes de coaching – os 3 grandes erros.

Antes de eu te explicar exatamente o que você precisa fazer para lotar a sua agenda do jeito certo, eu preciso falar sobre os 3 grandes problemas que a maioria dos coaches veem enfrentando, e que têm impedido esses profissionais de conseguir novos coachees.

Depois que você entender quais são esses erros, saberá o que fazer para evitá-los, caso esteja cometendo.

 

#1 Coaching NÃO é infoprodutor

Um dos maiores problemas que eu vejo em uma boa parte dos coaches é acreditar que precisam ser infoprodutores para conseguir novos coachees.

A verdade é que você não precisa ser um infoprodutor conseguir clientes de coaching.

Se o(a) coach for criar imã digital, fazer palestra online ou produzir conteúdo no blog, vai levar muito tempo para os primeiros resultados acontecerem.

Você pode gerar resultados imediatamente com o que você já tem.

Quando eu te apresentar o funil automático, você vai entender que não precisa ser infoprodutor para conseguir novos coachees e lotar a sua agenda.

 

#2 Coach NÃO precisa ficar fazendo atendimento free

Como captar coachees - Atendimento Free
Como captar coachees – Atendimento Free

Infelizmente muitos coaching acabam achando que só conseguirão lotar sua agenda se ficar fazendo intermináveis seções gratuitas que mais fazem gastar tempo e energia, que são alguns dos elementos mais importantes na nossa vida.

Certa vez eu ouvi uma história de uma coach que fazia várias seções gratuitas sempre que precisava conseguir novos coachees. As seções dela duravam algo em torno de 2 a 5 horas.

Após essas seções gigantescas ela oferecia um plano para a pessoa continuar e fazer as próximas seções.

Depois de um certo tempo, fazendo alguns cálculos, ela descobriu que estava perdendo em média uns 10 dias de cada mês, só prestando consultoria gratuita que nunca se tornaram em faturamento.

Óbvio que as pessoas ficaram gratas e felizes após a seção. Mas, no final a coaching não ficava nada feliz. E de verdade, não dá para manter um negócio a base de serviço gratuito não é mesmo?

Então se você vem fazendo como esta coach, não se preocupe. Eu vou mostrar para você que não precisa fazer free para lotar sua agenda.

 

#3 Coaching NÃO precisa de volume e sim de qualidade

Como divulgar o trabalho de coaching - Público qualificado
Como divulgar o trabalho de coaching – Público qualificado

Esse é um outro problema que eu boa parte dos coaches estão enfrentando atualmente. Têm muitos coaches com listas de 10 mil, 15 mil leads mas não conseguem transformar nem 0,5% disso em cliente de verdade. Porque se você cria um imã digital atrativo, as pessoas vão se cadastrar por curiosidade, mas não necessariamente essas pessoas vão se tornar um bom público, ou seja, um público comprador.

Imagine que um profissional cria um e-book com o seguinte título “Como ter uma transformação na sua vida gastando muito pouco”. Você concorda comigo que a grande maioria das pessoas que vão baixar esse e-book são pessoas com um baixo poder aquisitivo?

Esse isso tem acontecido com frequência com muitos coaches. Criam e-book com excelente conteúdo, mas que no final acabam atraindo muitos curiosos e não pessoas que estão querendo uma transformação em um ponto específico.

Eu tenho realizado aqui na agência campanhas de aquisição com foco em ROI positivo já de imediato, usando e-books inclusive. Irei falar sobre esse tipo de campanha em outro artigo.

 

Como Vender Coaching: A visão geral do funil de vendas que vai te ajudar a lotar sua agenda em 30 dias ou menos.

Muito bem, vamos agora para a visão geral do funil de vendas para coaching, para que você entenda e aplique aí no seu negócio imediatamente.

Esse funil é composto por 6 etapas práticas e direto ao ponto.

 

São eles:

  1. Anúncio no facebook;
  2. Página de captura;
  3. Página de conteúdo;
  4. Pesquisa de qualificação;
  5. A pessoa faz o agendamento;
  6. Reunião de fechamento

 

Siga exatamente como eu mostro em cada etapa e poderá lotar sua agenda em 30 dias ou menos.

 

Etapa 01 – Anúncio no facebook:  Como conseguir clientes de coaching

como vender um processo de coaching
como vender um processo de coaching – Anúncio no facebook

A primeira etapa do funil de como vender coaching é fazer um anúncio no facebook. Aqui você não precisa de um blog e não precisa de imã digital.

Blog e produção de conteúdo são para um segundo momento. Vamos nos concentrar em gerar resultados rápidos e lotar sua agenda em curto espaço de tempo.

O que normalmente acontece é você ter sua agenda lotada logo nos primeiros 7 ou 15 dias desse funil rodando. Já aconteceu de clientes pedirem para pausar a companha porque não estão conseguindo atender tanta gente, e isso poderá acontecer com você também.

Muito bem, então o primeiro passo é montar um anúncio no facebook com uma promessa bem específica, para uma área de atuação do coach.

Esse anúncio vai levar a pessoa para uma página de captura, que é a etapa número dois.

 

Etapa 02 – Página de captura: Captação de clientes para coaching

como captar clientes para coaching - Página de Captura
como captar clientes para coaching – Página de Captura

Quando a pessoa clicar no anúncio do facebook ela será levada para uma página de captura. Esta página deve ser bem simples e direta ao ponto, que irá pedir apenas o e-mail da pessoa.

 

Etapa 03 – Página de conteúdo: Como divulgar o trabalho de coaching

Como conseguir coachees
Como conseguir coachees – Página de Contéudo

Quando a pessoa colocar o e-mail ela será mandada para uma página com um vídeo de conteúdo.

Esse vídeo deve ter entre 5 a 15 minutos, com uma mensagem bem específica com o objetivo de vender uma reunião.

 

Etapa 04 – Pesquisa de qualificação: como captar coachees compradores

Como captar clientes para coaching - Pesquisa
Como captar clientes para coaching – Pesquisa

Após a pessoa assistir o vídeo de conteúdo, ela irá clicar num botão que vai estar abaixo do vídeo e irá preencher uma pequena pesquisa para ajudar na qualificação, após isso ela faz um agendamento.

Reunião de Análise de Negócio

Coloque nesta pesquisa perguntas que filtrem e traga para você pessoas com o perfil de clientes bons, que você queria atender.

Se você fizer as perguntas certas, terá os clientes certos.

 

Etapa 05 – A pessoa faz o agendamento

Como vender coaching - Agendamento
Como vender coaching –
Agendamento

Após a pessoa preencher a pesquisa, ela faz o agendamento da reunião e ao final da reunião o coach vai fechar com essa pessoa.

Depois desse funil pronto e rodando, você vai começar a receber os e-mails dizendo: Ouve um novo agendamento para segunda-feira às 07:00 com o João da Silva, aqui está a pesquisa que o João respondeu: Qual o problema que o João está enfrentando e demais detalhes para você qualificar essa pessoa.

 

Etapa 06 – Reunião de fechamento: Como vender um processo de coaching

Como vender serviços de coaching - Venda
Como vender serviços de coaching – Venda

A etapa 06 de como vender coaching é reunião de fechamento. Você vai fazer uma reunião com essa pessoa e aplicar aquela seção matadora que só você sabe fazer.

A média de conversão que eu tenho acompanhado para esse funil de coach é cerca de 30%, ou seja, a cada 10 reuniões, 3 fecham.

Essa porcentagem é referente aos fechamentos na hora da reunião.  Se contarmos com os fechamentos que ocorreram após a reunião, onde o coach continua mantendo contado e engajando com a pessoa, esse número vai para 50 até 60%.

Caso você construa esse funil exatamente como estou mostrando e a conversão não seja em média 30%, você precisa rever o público que está a atraindo ou o formato da reunião.

A etapa da reunião e fechamento é uma das etapas mais importantes de todo o processo. Pois é neste momento que a pessoa terá um contato humano com o coach que irá ajudá-lo.

 

Agora eu vou te dar algumas dicas essenciais para que o seu funil de coach seja um sucesso.

Seja um especialista, não um “Generalista”

Muitos coaches sofrem por não destacar uma área específica que vai ajudar as pessoas.

 

Exemplo de um coach de oratória

Muitas vezes quando perguntamos:

– Você é coach de que?

E a resposta é:

– Sou coach de oratória.

Eu pergunto:

– Ok, mas em que você ajuda?

Ele responde:

– Eu ajudo as pessoas a liberarem todo o seu potencial de voz.

 

Outra resposta que geralmente falam:

– Eu ajudo as pessoas a falaram com mais segurança.

 

Essas mensagens são bem genéricas. Então se você quer atrair pessoas qualificadas para o seu processo de coach, é preciso que a sua mensagem seja de um especialista em um problema específico que você resolve.

 

Você precisa de um e-book. Você precisa que o cliente pare de 5 a 15 minutos, e ouça a sua mensagem, apenas isso. Desta forma você já tem um imã feito e pronto para capturar pessoas qualificadas rapidamente.

 

Como vender serviços de coaching: Script do vídeo de apresentação

Aqui você tem duas opções para gravar esse vídeo. Pode ser você aparecendo ou apenas slides na tela, a escolha é sua. Você só precisa passar um conteúdo valioso que já vai dar uma primeira ajuda para as pessoas.

O grande objetivo desse vídeo é de fazer com que a pessoa após assistir, diga: Eu preciso falar com esse/essa coach. Ele (a) precisa me ajudar.

 

Criar uma autoridade e preparar para a conversão. Como assim, criar autoridade e preparar para a conversão?

 

Por exemplo: Imagine que eu sou um coach e nesse vídeo eu vou falar sobre oratória.

 

1 – Qualificação: Vamos começar qualificando o público.

 

– Olá aqui é o Sivaldo Gomes e olha só, hoje eu quero conversar com você que tem dificuldade de para falar em público.

E eu não falo de uma simples dificuldade de as vezes você gaguejar um pouco ou de dar aquele branco, mas eu quero falar com você que sente aquela sensação de pânico, de pavor, que você acha que algo ruim vai acontecer, você se sente tão mal ao ponto de o seu corpo falar com você, e dizer, nossa, está acontecendo alguma coisa muito ruim, é com você que eu quero falar.

Funil de vendas para coaching
Funil de vendas para coaching

Se você é uma pessoa que consegue falar bem, não é com você que eu quero falar.

Agora você que tem pavor de subir em um palco, que começa a tremer as pernas só de pensar que várias pessoas vão estar te olhando, que chega até a ficar com dor de barriga só de imaginar que vai estar diante da plateia.

 

2 – Criação de Autoridade:  Veja como criar a autoridade na mensagem do seu vídeo

Deixa eu te perguntar uma coisa:

– Só você sabe o que você enfrenta. Você sabe o que você passa quando está com medo.

Por mais que você tente descrever para outra pessoa, só você sabe.

O que eu estou querendo dizer com isso?

A melhor maneira de você perder o medo de falar em público, em primeiro lugar, você precisa de alguém para compartilhar como se sente, para que essa pessoa te ajudar a entender com mais clareza o que te faz ter esse medo, o que te levou a ter esse medo, e como que você de uma forma clara e organizada pode resolver isso. Em outras palavras, a melhor maneira de você perder o medo é estar em contato com uma pessoa que entenda desse problema e possa te ajudar a identificar o melhor caminho.

Se você for ficar tentando fazer tudo isso sozinho, vai ser muito mais dolorido, vai ser muito mais trabalhoso e muito mais frustrante.

Por que eu falo isso?

 

2.2 – Segunda parta da construção de autoridade

 

Há mais de 10 anos que eu sou um (a) coach com foco em oratória, e eu vou ser bem sincero com você, já chegaram pessoas aqui na minha frente que quase desmaiaram na hora de fazer uma apresentação, não conseguiram fazer uma apresentação, sentia pânico, sentia pavor. Parecia que o mundo ia acabar para aquelas pessoas.

E depois que elas descobriram as técnicas corretas para destravar e perder o medo de falar em público, hoje elas conseguem arrancar aplausos da plateia.

Hoje finalmente essas pessoas conseguem fazer uma apresentação espetacular, conseguem impressionar seus chefes e vender suas ideias.

 

3 – Prova

Um dos vários exemplos que eu tenho aqui é o do Ricardo. Antes o Ricardo tinha pavor de fazer qualquer tipo de apresentação, subir no palco então, nem pensar. E hoje ele dá um show em suas apresentações.

Hoje o Ricardo ministra cursos e palestras em todo o Brasil. Dezenas de milhares de pessoas já assistiram sua palestra.

Mas, tudo isso só foi possível porque o Ricardo buscou a ajuda de um profissional especializado. Um profissional que ajudou a extrair todo o potencial que estava escondido dentro dele, fazendo com que ele se tornasse um orador de sucesso.

 

4 – Preparar para a conversão: Você vai convidar a pessoa preencher e pesquisa e agendar a reunião

Agora eu quero te falar o seguinte…. Se você entendeu que precisa de ajuda, se você entendeu que eu posso te ajudar, como já ajudei centenas de pessoas, deixa eu falar agora como agente pode conversar mais sobre isso, eu quero dar mais detalhes, sobre o modelo que eu uso, sobre o formato que a gente usa para ajudar as pessoas a perder o medo de falar em público.

Aqui abaixo vai ter um botão onde você vai preencher uma pesquisa. Essa pesquisa é para que eu possa saber quem você é, o seu tipo de problema, as suas dificuldades as suas metas, e eu vou saber se eu posso te ajudar ou não.

Quando você preencher essa rápida pesquisa de apenas x perguntas, ao final você vai ter a oportunidade de fazer um agendamento. Quando você fizer a solicitação de agendamento, eu te dou uma confirmação, quando eu ler o seu perfil, e falar, o Pedro eu posso ajudar, o Mário eu posso ajudar.

 

Então, o que você vai fazer agora é preencher essa pesquisa. Preencha com muita atenção, para que eu possa realmente conhecer você, e se der tudo certo, nós vamos fazer uma reunião, que será gratuita.

 

Essa reunião terá dois objetivos:

Objetivo 01 – Identificar o que está te travando, o que faz você ter medo de encarar o público.

Objetivo 02 – Te dar um plano de ação, para que você possa ir lá e começar a eliminar esse desafio e começar a perder o medo de falar em público etc. etc.

 

No final da reunião eu irei te apresentar um plano de ação personalizado de acordo com o seu caso, e você poderá escolher seguir sozinho ou iniciar sua seção de coach comigo.

A escolha é sua.

Clique no botão abaixo, preencha a pesquisa e faça o seu agendamento.

Um forte abraço e eu te na reunião.

 

Muito bem, até aqui você já falou para a pessoa o que ela tem que fazer.

 

Alguns cuidados essenciais que você deve ter na hora de vender um processo de coaching

Tenha um processo de reunião 100% estruturado para entregar valor e criar uma jornada perfeita de conversão.

Essa reunião não é para o coach ficar horas e horas conversando e no final NÃO conseguir fechar.

A conversa precisa ser conduzida de forma estratégica, onde a pessoa vai falar sobre o principal problema que ela vem enfrentando, o quanto isso está impactando nos resultados, e depois disso, você mostrar o exato caminho que ela tem que seguir para resolver esse problema, podendo ela seguir sozinha ou escolher pedir a sua ajuda.

 

Recapitulando o processo

Então vamos lá, vamos recapitular o exato processo do funil de vendas que vai fazer você lotar sua agenda de coach.

 

  • Passo 01 – Crie um anúncio no facebook com uma chamada específica para resolver um problema específico;
  • Passo 02 – Crie uma página de captura com uma chama específica para resolver um problema específico;
  • Passo 03 – Crie um vídeo de conteúdo ajudando a pessoa a ter uma primeira vitória;
  • Passo 04 – Peça para a pessoa responder uma pesquisa de qualificação;
  • Passo 05 – A pessoal deve fazer o agendamento;
  • Passo 05 – Faça a reunião e feche a venda das suas seções de coach.

 

Muito bem, é isso. Siga esses passos, monte esse funil e comece a lotar sua agenda imediatamente.

 

Quer a minha ajuda para implementar esse funil? Entre em contato comigo.

Se você percebeu valor em tudo que eu te apresentei até aqui, se você percebeu que isso pode te ajudar a vender mais, mas não sabe como implementar no seu negócio, eu posso te ajudar.

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Eu vou analisar as suas informações e dependendo do seu perfil eu entrarei em contato para confirmar a reunião. Caso o seu perfil não seja aprovado, irei te avisar também.

Muito obrigado pela atenção, um grande abraço e eu te vejo na reunião.

 

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