Estamos de volta com o nossa segunda etapa do projeto “Como divulgar minha empresa na internet”.

Hoje eu vou falar com você sobre como fazer um blog de sucesso. Até o final deste artigo com vídeo você vai descobrir o que precisa fazer para ter um blog que lhe ajude a gerar mais resultados para o seu negócio.

Antes de começar a falar sobre os passos que você deve seguir para ter um blog que te dê retorno, eu preciso dar uma pequena explicação sobre o que é um blog.

Sei que muitos empresários aqui já sabem o que é um blog, porém sei também que muitos aqui são marinheiro de primeira viajem, e por isso preciso que todos estejam em um mesmo nível, para que assim todos possamos caminha juntos, afim de obter melhores resultados.

 

O Que é um Blog?

Como fazer um blog de sucesso e vender mais

 

Eu gosto de definir um blog como um ponto central onde as pessoas podem conhecer a empresa através da internet. E além disso, a empresa pode publicar conteúdo informativo e de valor para o público-alvo da empresa.

 

É melhor um blog ou um site para minha empresa?

Outra pergunta que muitos empresários me fazem constantemente é “´devo escolher um site ou um blog para minha empresa?” E a resposta é sem dúvida “Você precisa ter um Blog!”

 

Vou explicar:

Assim que surgiu a internet as empresas precisavam apenas de um site. Pois queriam ter uma página na web para que seus clientes pudessem consultar os produtos ou serviços, após receber um cartão de visitas com o endereço do site, por exemplo.

 

Só que hoje apenas isto não basta!

 

É preciso ter mais do que um site para divulgar sua empresa na internet. E o blog pode oferecer esse mais que precisa.

O blog possibilita ter várias páginas da empresa na internet e ainda oferece a opção de publicação de conteúdo, o que aumenta as chances de a empresa aparecer nas buscas do Google.

 

Um dos pontos mais fortes que o Google exige para um site ter uma boa posição nos resultados das buscas é a publicação de conteúdo. Quando mais conteúdo você publicar no blog do seu negócio mais chances você tem de ser encontrado pelas pessoas que precisam do seu produto ou serviço.

Agora que você entendeu o que é um blog, vou passar para o próximo passo e explicar te explicar como fazer um blog de sucesso. Acompanhe comigo.

 

Como Fazer um Blog de Sucesso

Como fazer um blog de sucesso - Sivaldo

No final deste artigo tem um vídeo que gravei detalhando os 7 passo que vou te mostrar a partir de agora. Se quiser ir direto para o vídeo, é só rolar a página.

 

Passo 1: Coloque as Informações da sua Empresa no Blog

O primeiro passo que você vai dar para que o seu blog tenha sucesso e gere mais vendas para o seu negócio é colocar todas as informações relacionadas à empresa. Informações como:

Nome da empresa e endereço da empresa, serviços e ou produtos que ela oferece, informações de contato etc.

Essas são as informações básicas que toda empresa deve fornecer no seu blog.

 

Passo 2: Deixar Bem Claro o Que Você Faz

Outro ponto muito importante também é o posicionamento da empresa no sentido de deixar bem claro para os visitantes do blog qual a solução que a empresa oferece.

Muitos empresas utilizam um o blog sem um planejamento estratégico bem definido. Neste caso, quando o visitante acessar seu blog ele precisa entender logo de cara que tipo de assunto você trata, em que tipo de assunto você é especialista, e que ele chegou lugar certo para solucionar seu problema.

 

Passo 3: Deixe Bem Claro o Que Você Quer Que os Visitantes Façam no Seu Blog

Cada artigo que você for criar no blog do seu negócio, você deve deixar claro o que você quer que o visitante faça.

Seria algo como se você criasse o caminho que todo visitante deve seguir sempre que acessar seu site.

 

Veja a analogia a seguir:

Uma pessoa pesquisa no Google por algo, encontra um artigo do seu blog, ele clica e acessar seu blog e consome o conteúdo que você publicou.

Depois que ele consumir seu conteúdo, o que você quer que ele faça?

Você já deve ter isso em mente antes mesmo de estruturar o blog do seu negócio.

Reunião de Análise de Negócio

 

Passo 4: Utilize as Técnicas de SEO no Seu Blog

Técnicas de SEO - Sivaldo Gomes

As técnicas de SEO (search engine optimization), Otimização do site para os mecanismos de busca são utilizadas para otimizar criar e otimizar o conteúdo do blog de acordo com as pesquisas que as pessoas estão fazendo.

Muitos empresários pensam que basta ter um blog e publicar um texto qualquer que estará tudo resolvido, e as pessoas começarão a chegar através do google. E isso não é verdade!

Final da história, boa parte das empresas deixam de investir em blog porque acham que não dar retorno.

E de verdade, dar retorno sim, porém é preciso publicar conteúdo que as pessoas estão procurando, e não qualquer conteúdo.

Vou falar um pouco mais sobre nas próximas linhas.

 

Passo 5: Produza Conteúdo RELEVANTE para o PÚBLICO

Como já foi falado nas linhas anteriores, o conteúdo que você vai produzir no blog do seu negócio precisa ser relevante para as pessoas, precisa ajudar as pessoas a resolverem seus problemas ou alcançar objetivos.

Se o conteúdo que você produzir no seu blog for bom realmente, as pessoas vão querer saber mais sobre a sua marca, saber mais sobre seus produtos ou serviços e começaram a comprar mais de você.

 

Passo 6: Trazer Visitantes das Redes Socais para o seu Blog

Mais visitas vindo das redes sociais

Para ter um blog de sucesso você precisa ter o seu negócio presente nas principais redes sociais.

As pessoas passam a maior parte do seu tempo navegando nas redes socais, principalmente no facebook. Cadastre seu negócio nas redes sociais mais utilizadas e comece compartilhar o conteúdo produzido no seu blog com as pessoas que estão lá também.

Outro ponto muito positivo que conta muito na hora de o Google posicionar um site é a presença dele nas redes sociais.

Então não tem segredo, se sua empresa está presente nas redes socais, compartilhando conteúdo e gerando valor por lá também, seu blog receberá mais vistas e venderá mais.

 

Passo 7: Coloque Chamadas Pra Ação no Seu Blog

Chegamos ao passo 7, acredito que você já está bem afinado e já não está mais fazendo aquela pergunta: Como fazer um blog de sucesso. Porém, para fechar com chave de ouro vamos falar sobre as chamadas pra ação que você irá colocar no blog do seu negócio.

Para obter resultados positivos com o blog do seu negócio você precisa espalhar chamadas pra ação no seu blog. Essas chamadas pra ação vão permitir que o seu visitante dê um próximo passo para ficar ainda mais perto da sua empresa.

Em todo o blog existem vários pontos de conversão onde você pode colocar essas chamadas pra ação.

Podemos citar por exemplo o topo do blog, também chamada de primeira dobra da página. Logo no topo você pode colocar um formulário de cadastro, pedindo o e-mail do visitante para que no futuro próximo você envie conteúdo do seu blog para ele.

Outro ponto de conversão também é no final de cada artigo, ou no final de alguns blocos de parágrafos.

Existem vários locais onde você poderá colocar chamadas pra ação para o visitante do seu blog, porém isso é assunto para outro artigo ou vídeo.

 

Assista ao Vídeo Onde eu Explico em Detalhes Como Fazer um Blog de Sucesso:

Link citado no vídeo: Curso Processo de vendas Online!

Chegamos ao final do artigo como fazer um blog de sucesso. Espero que as dicas postadas aqui passam te a atrair mais clientes para o seu blog e também para a sua empresa.

 

Espero Que Você Tenha Gostado.

Ah, e antes que eu me esqueça, esse artigo é um pequeno pedaço demonstrativo do meu curso completo o Processo de Vendas Online.

Se você quiser conhecer todos os detalhes deste curso e saber como atrair mais clientes para o seu negócio gastando menos com publicidade, Clique no link abaixo para conhecer o curso:

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– Sivaldo Gomes

 

Slides usados no vídeo

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