Olá, aqui é o Sivaldo Gomes e eu vou começar a partir de agora uma sequência de vídeos mostrando passo a passo como criar um blog do zero passo a passo. Então se você não quer aprender a criar seu blog wordpress a hora é agora.

 

Como Criar um Blog

Criar um blog WordPress

Muitos profissionais e/ou empresários têm hoje uma grande necessidade de criar um blog para o seu negócio. E encontram pela frente muitas dificuldades, como não poder pagar a um profissional para desenvolver um blog do zero.

Há hoje grande possibilidade de você criar um blog para a sua empresa, desde tutoriais espalhados pela internet como profissionais que fazem um trabalho mais profissional e com mais chances de resultado.

Mais abaixo eu vou disponibilizar 7 vídeos explicando passo a passo como criar um blog do zero. E ao seguir esses passos você terá o seu blog pessoal ou o blog blog da sua empresa.

Mas antes deixe-me falar sobre alguns cuidados que você deve ter antes de fazer um blog e também algumas dicas par que você crie um blog profissional para o seu negócio.

 

Cuidados Que Você Deve Ter Antes de Fazer um Blog

como fazer um blog - cuidados

Antes de iniciarmos a criação do blog você precisa tomar alguns cuidados que farão muita diferença no futuro e que contribuirá para o sucesso do seu negócio.

Defina um nome fácil para o seu blog: O nome do seu blog deve ser o mais simples possível. esse será o primeiro passo para facilitar a vida das pessoas que vão te acompanhar na internet.

Se você já tem um empresa, poderá criar com o nome da sua empresa, do contrário, escolha um nome que esteja ligado ao que você está oferecendo.

Evite criar o blog blog oficial do seu negócio em sites 2.0: Os sites 2.0 é uma boa solução para quem não tem condições nenhuma de investir em algo profissional para o seu negócio. Eu estou falando de plataformas como o wordrpess.com ou o blogspot.com.

Você pode até criar um blog grátis, mas, aqui pra nós, é mais profissional e trará mais retorno para o seu negócio ter um site.com ou .com.br.

Veja agora as vantagens de ter um blog  e em seguida veja como criar um blog profissional.

 

Quais as Vantagens de Ter um Blog para Meu Negócio?

Como fazer um blog passo a passo

O blog será a porta de entrada para os seu público-alvo, para que você possa gerar valor para as pessoas que necessitam do seu produto ou serviço. Pois com esta maravilhosa ferramenta de marketing digital você poderá atrair as pessoas que querem seu público, transformando-os em leads e futuramente em clientes fieis.

Reunião de Análise de Negócio

São muitas as vantagens de ter um blog para o seu negócio, dentre elas podemos citar:

  • Presença na internet;
  • Construção de Autoridade;
  • Geração de valor para público-alvo;
  • E o mais importante, Criação de um Sistema de Vendas.

Existem outras vantagens em criar um criar um blog, porém poderei falar mais sobre isso em outro artigo.

Vamos ver agora passo a passo como criar um blog wordpress.

 

Passo 1 – Registro e Hospedagem de Site

Veja neste vídeo como registrar um domínio para o seu site. Veremos como registrar um domínio e contratar um plano de hospedagem na empresa Hostgator.

A Hostgator é uma empresa de hospedagem de sites que fornece diversas opções para hospedagem de sites, desde planos para quem está começando e não pode investir muito agora, quanto para hospedagens mais robustas e de melhor qualidade.

Acompanhe todos os detalhes no vídeo a seguir:

Clique aqui para acessar a empresa de hospedagem Hostgator.

 

Passo 2 – Como Instalar o WordPress

Nesta segunda parte do curso como criar um blog você vai ver como instalar o WordPress através do Cpanel, utilizando o assistente de instalação, o Quick Install.

A parte boa de utilizarmos este assistente é que conseguimos instalar o WordPress em apenas alguns cliques.

A criação do banco de dados Mysql e demais configurações são feitas automaticamente. Até quem nunca instalou nada e nem sabe nada de código vai saber como criar um blog wordpress.

A acompanhe comigo no vídeo abaixo:

 

Passo 3 – Conhecendo o Painel do WordPress

Vamos agora conhecer o painel do WordPress e conhecer também algumas das suas abas principais.

 

Passo 4 – Criando Categorias e Posts no Blog WordPress

Chagamos ao quarto passo do nosso curso como criar um blog, e neste vídeo você vai aprender a criar as categorias do nosso blog e também verá como são criados os artigos no WordPress.

Me acompanhe no vídeo a seguir:

 

Passo 5 – Criando o Menu e as Páginas do Blog

Chegamos na aula 5 do nosso curso como criar um blog e nesta aula você vai aprender a criar menus no wordpress e também as páginas. Depois desta aula você estará apto a criar os menus do seu próprio blog ou do seus clientes e também as páginas.

 

Assista ao vídeo abaixo e crie seu menu e páginas do blog wordpress:

 

 

Passo 06 – Alterando a Aparência do Blog

Veja neste vídeo como altera a aparência do blog.

Primeiramente vamos encontrar um tema específico para a sua necessidade, em seguida, iremos instalar este tema através do painel WordPress.

Me acompanhe no vídeo a seguir:

Nos próximos dias eu vou liberar a aula 7.

Aproveite para deixar seu comentário, fale o que está achando…

Um agrande abraço e até mais.

 

COMPARTILHAR
Próximo artigoO Que é Marketing Digital e 4 Estratégias para Vender Mais 
Sivaldo Gomes é Especialista em Vendas Online e desde de 2013 vem ajudando empreendedores e profissionais liberais a divulgarem seus negócios na internet. Atualmente presta Consultoria em Vendas Online e ministra treinamentos na área. Se o seu desejo é atrair mais clientes para o seu negócio e aumentar seu faturamento, você veio no lugar certo. Entre em contato comigo através do meu e-mail pessoal [email protected]

22 COMENTÁRIOS

  1. Olá, boa tarde. Acompanhei seu vídeo sobre alguns plugins pena que o WP Cache não deu certo pois eu estou com dificuldade como Eliminar JavaScript e CSS de bloqueio de renderização no conteúdo acima da borda, entre outros aspectos relacionados ao PageSpeed Insight. Há algu vídeo que mostra como sanar tais problemas? Para celular estou com a velocidade de 70/100 e computador com 89/100. Como melhorar tais resultados? Isso já está me dando dor de cabeça.

    • Opa Claudio, em alguns casos dependendo dos plugins que você está utilizando, o W3 Total Cache entrará em conflito com os demais plugins e o site irá quebrar. Você pode optar pelo WP Total Cache, que é outro plugin muito interessante também. Outro ponto que eu trabalho para melhorar o desempenho do meu site e dos meus clientes é configurar o Cloudflare. Isso irá melhorar o desempenho do site.

  2. […] Crie um blog e publique artigos que ajudem o seu público: Lembra da listagem das dificuldades do seu público-alvo? Então, elas serão usadas agora. O blog é uma das melhores ferramentas de divulgação “gratuita” da internet. Além de você colocar as informações do seu negócio, como a história da empresa e contato, ele possibilita que você publique diversos artigos que ajudem o seu público a resolver o problema que elas estão passando. Quando você tem um blog com bastante conteúdo útil ao seu público-alvo, o Google passa a te considerar uma autoridade naquele assunto, logo ele começa a posicionar o seu blog nas melhores posições nas buscas. Não tem segredo, para você quer saber como captar pacientes para clínica dental, uma das melhores formas é sendo encontrado nas buscas do Google. […]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui