Como Aumentar o Tráfego Orgânico – 5 Táticas Poderosíssimas

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Neste artigo eu vou mostrar como aumentar o tráfego orgânico do blog através de 5 estratégias que você poderá usar imediatamente. Confira o artigo.

Conteúdo, Tráfego e Receita.

Essas são as 3 coisas que realmente importam para ter sucesso com seu negócio na internet.

A boa notícia é que eles estão totalmente interligados: O mais importante, o conteúdo que você produz em seu blog, fará com que você aumente o tráfego e consequentemente a receita do seu negócio.

De acordo com pesquisas realizadas, 41% dos profissionais que trabalham com produção de conteúdo afirmam que o marketing de conteúdo dá retorno sobre o investimento. Porém este deve ser utilizado de forma estratégica e inteligente.

A grande maioria das empresas têm dúvida sobre o que escrever e como escrever para seu público-alvo.

Essas dúvidas são comuns quando se está iniciando no marketing digital.

Mas, algo que vai ajudar neste momento e solucionar o problema do seu público-alvo, é a produção de conteúdo consciente, com propósitos bem definidos: ajudar as pessoas a solucionarem seus problemas ou ajudá-las a alcançar seus objetivos.

Eu escrevo para ajudar os empresários a terem mais sucesso em suas estratégias de marketing digital, ajudando a atrair o público-alvo certo do seu negócio, gerar valor para sua marca e transformar o público-alvo em compradores fieis.

Um dos papeis mais importantes da produção de conteúdo é você criar de acordo com as dúvidas das pessoas e depois de produzido, o conteúdo pode ainda trazer dúvidas complementares, na área de comentários, e com base nisso você poderá criar mais conteúdo para responder estas novas dúvidas.

Para gera valor para seu público-alvo, você deve produzir um conteúdo que impacte a vida das pessoas e responder suas dúvidas. Ele também precisa ser estrategicamente planejado. Não seja como os 70% do empresários que não possuem uma estratégia de conteúdo consistente, que não gera valor e não traz retorno sobre o investimento.

Veja agora as 5 estratégias para você criar um ótimo conteúdo para seu blog e como aumentar o tráfego orgânico:

1 – Crie conteúdo de acordo com o gosto do seu público-alvo

Criar conteúdo certo para o público-alvo

É muito comum agente ver por aí grandes blogs fazendo sucesso e vendendo produtos ou serviços e ficar se perguntando: O que esses blog têm que eu não tenho? Ou também o que os donos desses blogs fazem que eu não estou sabendo fazer?

E na verdade um dos grandes responsáveis por tudo isso é ao tipo de conteúdo que você cria e a forma como ele é entregue ao seu público-alvo.

A forma como o seu conteúdo será escrito poderá ser feita do jeito formal, informal, intimista, irônico, brincalhão, etc. E isso deve ser feito com base em dois aspectos: O tipo de conteúdo que seu público gosta e a forma como o conteúdo é apresentado.

O tipo de conteúdo que seu público gosta: Seria o tipo de mídia em o seu conteúdo será disponibilizado, como por exemplo: Artigo, vídeo, áudio, slides, etc.

A forma como o conteúdo é apresentado: Você precisa entender o perfil do seu público-alvo, e com base nisso saber como apresentar esse conteúdo para as pessoas que seguem sua marca. Há um tipo de público que gosta de uma abordagem engraçada, outro mais sério, e assim por diante.

2 – Crie conteúdo para uma única pessoa

Crie conteúdo para uma única pessoa

Você está lendo esse texto sozinho ou com vários amigos em volta?

Geralmente quando buscamos algum conteúdo na internet, realizamos uma pesquisa, fazemos isso sozinho. E preciso que o conteúdo oferecido seja direcionado especificamente para você, ou para pessoas com um interesse em comum.

Da mesma forma que você gosta quando encontra um conteúdo criado exclusivamente para resolver o seu problema, crie conteúdo que seja direcionado a resolver um problema de uma pessoa específica.

A imagem a seguir é um exemplo de conteúdo criado e direcionado a resolver um problema específico:

Criar conteúdo para o público-alvo

As pessoas deixam seus comentários afirmando: “Nossa que legal, me ajudou muito.” Ou algo do tipo: “Muito obrigado, eu estava procurando por isso faz muito tempo.”

Conteúdo criado dessa forma envolve o público, uma vez que cada pessoa vai lê-lo e sentir uma conexão pessoal.

“Pode ter certeza, se você escrever seu conteúdo como se estivesse escrevendo para uma única pessoa, você terá uma base de seguidores fieis, que aos poucos se tornarão seus clientes.”

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3 – O uso das palavras você e porque

O uso da palavra você

Escreve para a web exige muita criatividade.

Você simplesmente não pode criar um artigo com 500 – 1000 palavras, jogar em seu blog e esperar que as pessoas venham lê-lo.

Quando se trata de blog, onde a maioria do conteúdo disponibilizado será em forma de texto, você precisa incluir certas palavras, afim de melhorar a experiência do leitor. As palavras você e porque são mais importantes em um artigo de um blog do que a maioria dos donos de blog possam imaginar.

Quando a palavra você é utilizada, estamos aumentando a conexão entre o autor do blog e o leitor. Você se sente mais importante quando em uma comunicação você é citado não é verdade?

Então, use o você sem medo de ser feliz, e faça com que seus leitores se aproximem de você.

O uso do porque também muito importante, já que você estará estimulando o leitor a interagir com seu conteúdo.

Fazer perguntas e estimular os leitores a continuar a comunicação que você iniciou, é um dos segredos para se ter sucesso em seu negócio online.

4 – Crie novos conteúdos para responder as perguntas que seus leitores vêm fazendo

Responder as dúvidas dos leitores

Através de análises em comentários em seu blog, nos vídeos que você posta no Youtube ou facebook, você consegue reunir uma gama de informação importante para a criação de novos conteúdos.

Sabe quando alguém comentar em um artigo dizendo: “Obrigado pelo artigo, você leu meus pensamentos.”

Como neste outro exemplo da imagem abaixo:

como aumentar o trafego orgânico através dos comentários

A primeira vista isso parece ser verdade, mas o que acontece realmente é que antes de produzir um conteúdo para o blog do Sivaldo Gomes ou para o blog dos meus clientes de consultoria em marketing digital, são realizadas várias pesquisas acerca para descobri o público-alvo de cada cliente. E nessa pesquisa reunimos as dificuldades que cada público vem enfrentando, e com base nessas informações criamos um conteúdo direcionado a resolver essas dificuldades.

Formas de saber quais as dificuldades que seu público vem enfrentando

  • Área de comentários do blog;
  • Comentários nas redes sociais;
  • Enquetes dentro do blog;
  • Realizar pesquisas entre as pessoas que fazem parte de sua lista de e-mails.

Existem outras formas para saber quais as dificuldades que seu público vem enfrentando, mas isso é um assunto que posso dar continuidade em um outro artigo.

Se você quer que eu crie um artigo falando mais sobre como identificar as dificuldades do seu público-alvo, deixe seu comentário no final deste artigo.

5 – Use elemento visuais para aumentar o valor percebido do seu conteúdo

Como aumentar o tráfego com elementos visuais

Pesquisas realizadas por professores famosos como Michel Wedel, Professor de Ciência do Consumo da Universidade de Marylend, sobre o processo visual de comunicação e comercialização, e descobriu que a mente humana responde a recursos visuais mais do que texto. Nas verdade, quase 50% do cérebro está envolvido no processo visual.

Algumas das maiores redes sociais se destacam por terem como base de conteúdo compartilhado, elementos visuais, como é o caso do Instagram e Pinterest.

Que tipo de imagem posso utilizar em meus artigos?

Você pode usar vários tipos de imagens, isso vai depender do tipo de comunicação que irá passar.

Por exemplo: Se o artigo que irá criar for um tutorial, em alguns momentos é importante inserir imagens daquele passo, afim de facilitar a compreensão dos visitantes do blog.

Outro exemplo: Suponhamos que você queira exibir dados de visitas em seu site, nada melhor que exibir a imagem com os respectivos resultados.

Como aumentar o tráfego orgânico com imagens

Use e abuse das imagens em seus artigos e melhore a experiência dos seus leitores.

Como aumentar o tráfego orgânico

A essa altura do campeonato acredito que você já está por dentro de como aumentar o tráfego orgânico do seu blog. Mesmo assim vamos relembrar para fixar melhor:

  1. Crie conteúdo de acordo com o gosto do seu público-alvo
  2. Crie conteúdo para uma única pessoa
  3. O uso das palavras você e porque
  4. Crie novos conteúdos para responder as perguntas que seus leitores veem fazendo
  5. Use elemento visuais para aumentar o valor percebido do seu conteúdo

É isso meu amigo(a), espero que você tenha gostado desse artigo.

Deixe seu comentário abaixo falando o que você achou do artigo. Vou adorar conversar com você!

Um grande abraço e até a próxima.

 

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