Veja neste artigo como atrair visitantes compradores para o blog do seu negócio em 7 passos simples. Confira o artigo.

Um dos maiores desafios que os empresários enfrentam na internet é a falta de tráfego para o blog do seu negócio, e em especial tráfego qualificado, ou seja, pessoas que queiram realmente comprar seu produto ou serviço.

Obviamente, se o seu site não está recebendo um tráfego, você não está gerando vendas.

Há essa altura, você já deve ter notado que o tráfego qualificado é um dos principais elementos para que as vendas aconteçam.

Se você já tem uma certa rotina em produzir conteúdo para o seu blog, afim trazer mais visitantes, seja de forma orgânica ou tráfego pago, tenha certeza de trazer para seu blog compradores acima de tudo. De nada adianta ter milhares de visitas por dia acessando o blog do seu negócio se esses não são visitantes compradores.

Então se você tem interesse em aumentar as vendas do seu negócio através do tráfego no seu site, veja esses 7 passos que preparei para você.

Dentre outras dicas importantes você vai entender: 

  • Como obter tráfego mais barato e imediato para o seu site, para que você possa testar o que dá certo e o que não funciona em um processo de vendas com base em tráfego;
  • Como garantir que cada elemento do seu processo de vendas é otimizado para converter o máximo de tráfego para o máximo de vendas;
  • As estratégias mais eficazes para atrair milhares de potenciais compradores altamente qualificados para o seu site imediatamente;
  • O segredo para colocar toda a sua campanha do tráfego no piloto automático.

E mesmo se o seu site está recebendo poucas visitas agora, você já pode começar os testes imediatamente e saber em pouco tempo se o conteúdo que produz está trazendo o retorno esperado.

Parece bom não é verdade?

Trazer pessoas qualificadas através do conteúdo que você produz.

Muito bem, vamos lá, vamos ver como alcança essa façanha.

Passo 1: Obter o tráfego que você precisa para testar o seu site rápido!

Aumentar o tráfego do site - Sivaldo Gomes

Quando eu falo sobre os testes com novos sites na internet, ouço as seguintes perguntas:

  • Como posso testar o meu site?
  • O que posso testar no meu site?

(Apesar de você me ver falar muito aqui em site, estarei me referindo ao blog do seu negócio, simplesmente porque o blog é a tecnologia que será usada para produzir conteúdo diariamente).

Como você já deve saber, há um número infinito de coisas que você pode testar em seu site para ajudá-lo a aumentar as vendas. A partir de layout (aparência do blog), existem combinações ilimitadas de mudanças que podem melhorar sua taxa de conversão de visitante para comprador. Mas o que é “suficiente” quando você está apenas começando? Que elementos você deve se concentrar afim de trazer um público qualificado e que compre de você?

Meu conselho é faça o básico. Concentre-se em testar: 

  • No seu site, está bem claro o que você oferece? O que você tem a oferecer e o que você quer que o usuário faça em seu blog deve ser simples o suficiente, para que qualquer usuário mesmo iniciante na internet possa compreender.
  • Crie listas e faça pesquisas com seu público-alvo, afim de saber qual o real interesse dele: Você pode criar iscas digitais (e-books, mini treinamentos, guias etc.), e oferecer às pessoas que visitam o seu site. De acordo com a solução que você criar, atrairá pessoas que precisa resolver tais problemas.
  • Chamadas pra ação, peça para o seu público fazer algo em seu site e ele fara: A regra é o seguinte, dê algo de valor para a sua audiência e peça algo em troca, simples assim. Em seus artigos, vídeos, ou em qualquer outro material que venha a produzir, peça para seus visitantes realizarem alguma ação que você queira. As pessoas ficam agradecidas quando recebem algo de valor, logo ficam mais propensas a retribuir de alguma forma.

Este são alguns dos principais aspectos que deve ser levados em consideração em um projeto de de venda de produtos e serviços através da internet.

Naturalmente, toda essa conversa de testar o seu novo site levanta uma grande questão: Como você pode testar sem tráfego?

Porque se você está apenas começando, as chances são grandes de que seu site não possua muito tráfego ainda.

A solução é simples: Comprar o tráfego através de do Google AdWords ou Facebook Ads. Para cada visitante que procurar a(s) palavra-chave(s) que você comprou, clica no seu site, e assim você começará a receber visitas hoje mesmo.

Passo 2: Como Atrair tráfego orgânico através dos sites de busca

Conseguir Tráfego Orgânico - Sivaldo Gomes

Agora que você já sabe como trazer pessoas rapidamente para o seu site, vamos ver como trazer pessoas qualificadas de forma orgânica para o blog do seu negócio.

A publicidade paga por um lado é bom, já que ela permite que as visitas aconteçam imediatamente, porém, utilizando apenas essa estratégia, a medida que o tempo vai passando, seus rendimentos vão ficando cada vez menores e você acaba ficando refém da publicidade paga.

É aquela velha história: Parou de pagar, os visitantes desaparecem.

Para mudar esse cenário deve ser trabalhado o conteúdo orgânico do seu blog. Fazer com os visitantes venham para o seu site através de uma pesquisa realizada em um site de busca.

Sem dúvida essa é a melhor e mais barata estratégia de tráfego que alguém pode usar no seu negócio.

Porém alguns cuidados devem ser tomados, antes de produzir o conteúdo que irá atrair os visitantes de forma orgânica para o seu site, dentre esses cuidados podemos citar:

  • Crie um conteúdo com base nas pesquisas que o seu público-alvo vem realizando: Use o planejador de palavras-chave do Google para isso;
  • Faça uma pesquisa no Google relacionada ao seu produto ou serviço, e veja quais sites aparecem nas primeiras posições, acesse esses sites, e veja o conteúdo produzido. Você consegue produzir um conteúdo melhor?

Veja mais sobre Como Atrair tráfego orgânico conferindo o artigo Como Aumentar o Tráfego Orgânico do Blog.

Passo 3: Crie Conteúdo Rei

Marketing de Conteúdo Sivaldo Gomes

Esse é um termo que você verá muito pela internet a fora. E sem dúvida, usar o marketing de conteúdo em seu negócio é o grande diferencial entre os blogs espalhados pela internet.

Estamos vivendo a era da informação, e informação inútil é encontrada aos montes por ai a fora.

Você não pode ser mais um que produz conteúdo apenas para encher linguiça. É preciso produzir e disponibilizar um conteúdo valioso para as pessoas que precisam de sua solução.

Como citei no passo 2, procure saber quais são os problemas que o seu público vem enfrentando, e ajude ele a resolver esses problemas.

Para ter sucesso com o conteúdo do seu blog, você precisa levar em consideração dois aspectos principais:

  • Ajude o seu público-alvo a resolver o um problema que ele esteja enfrentando;
  • Ou ajude o seu público-alvo a realizar um sonho que ele tanto deseja.

Lógico que em ambas as situações, ao produzir algum conteúdo, o problema ou desejo do seu público-alvo deve estar diretamente ligado ao produto/serviço que você oferece.

Veja mais sobre como aumentar suas vendas com o marketing de conteúdo clicando em O que é marketing de conteúdo.

Passo 4: Priorize o Bom Conteúdo e Faça Ele Vender por Você

conteúdo memorável - Sivaldo Gomes

Acredite, é melhor você ter uma quantidade menor de conteúdo valioso em seu blog do que ter muito conteúdo inútil e que não te trará nenhum resultado.

Conteúdo valioso, todo mundo quer consumir e compartilhar nas redes sociais e em outros blogs também.

Já o conteúdo inútil serve apenas para ocupar espaço e fazer com que seus visitantes fiquem apenas alguns segundos e logo caiam fora, em busca de conteúdo em outro lugar.

Tenha sempre em mente o que você quer que os visitantes façam ao consumir o conteúdo do seu blog:

  • Você quer que o visitante do seu blog leia o próximo artigo?
  • Você quer que o visitante do seu blog curta e compartilhe e seu conteúdo?
  • Ou você prefere que ele se inscreva em sua lista de e-mails?
  • Ou melhor, você quer que os visitantes do seu blog comprem o seu produto ou serviço?

Considere o seguinte ditado: Se você não pede aos seus visitantes para que eles façam algo, como quer que eles o façam?

Complemente sua leitura com o artigo como criar artigos que vendem.

Passo 5: Crie conteúdo que irá atrair compradores e não apenas visitantes

Segundo livro A arte de SEO existem três tipos de consulta que determinam a intenção do pesquisador. Através desses tipos de pesquisa você consegue saber o que o pesquisador realmente quer:

  • Consultas de navegação: As consultas de navegação são feitas com a intenção de navegar diretamente até um site específico. em alguns casos o usuário pode não saber a URL exata, e um mecanismo de busca auxilia nesta busca, exibindo os sites relacionados à pesquisa realizada.
  • Consultas de Informação: Buscas de informação, ou informativas, envolvem uma grande variedade de consultas – por exemplo, o resultado da última rodada do campeonato brasileiro, o capítulo de ontem da novela das oito e assim por diante. A pessoa que faz uma pesquisa de informação, não está interesse em comprar naquele momento.
  • Consultas de transação: Consultas de Transação não necessariamente envolvem um cartão de crédito ou uma transferência online. Entre outras consultas de transação estão encontrar o melhor restaurante de comida mexicana local para jantar hoje a noite, melhor computador para uma agência de marketing digital ou ainda comprar carro 7 lugares.

Como pode ver, o conteúdo que você criar no seu blog, vai definir o tipo de visitante que irá acessá-lo.

Passo 6: Use Palavras-chave Cauda Longa

Palavra-chave Cauda Longa - Sivaldo Gomes

Por ser uma forma de conseguir visitantes qualificados e quase de graça, a estratégia do marketing de conteúdo é muito concorrida e precisa ser utilizada de forma inteligente no seu negócio.

Tudo se resume à pesquisas que as pessoas realizam nos sites de busca.

Quanto mais próximo você conseguir chegar das dificuldades que o seu público-alvo vem enfrentando, mais chances terá ter receber visitantes qualificados no blog do seu negócio.

Para se ter uma ideia de boas palavras-chave a serem utilizadas nas postagens do seu blog use o Google Suggest para te ajudar.

Faça da seguinte forma:

Acesso o google.com.br e no campo de busca digite “comprar nome do seu produto em”, e veja as sugestões que o Google oferece.

Veja um exemplo prático na imagem abaixo:

Pesquisa de palavra-chave cauda longa

Essas são buscas que as pessoas já fizeram e continuam fazendo com frequência.

O próximo passo é criar os artigos com base nessas pesquisas, porém acrescentando a sua localidade. Assim, as pessoas que realizarem essa pesquisa na sua proximidade, estão interessadas em comprar seu produto ou serviço, logo você terá mais chance de aumentar as vendas.

Passo 7: Use E-mail Marketing Para Fazer os Visitantes Retornarem ao Site

O e-mail marketing é uma estratégia muito utilizada para promover os produtos e serviços através de campanhas de e-mail.

Você vai ver e ouvir muito por aí que quem tem uma lista de e-mails tem um grande ativo no seu negócio.

Pois, uma vez que um visitante resolveu fazer parte de sua lista de contatos, ele está te dando permissão para receber o seu conteúdo.

Além de enviar e-mails com o conteúdo produzido no blog do seu negócio, agora você pode enviar promoções para as pessoas da sua lista.

Toda via é importante ressaltar que você deve ser estratégico nesta hora.

Não fique a toda hora enviando apenas e-mails promocionais. Você deve alimentar os assinantes da sua lista com conteúdo valioso e em seguida oferecer algo para que eles possam comprar.

Como atrair visitantes compradores para o blog do seu negócio – Recapitulando:

  • Passo 1: Obter o tráfego que você precisa para testar o seu site rápido;
  • Passo 2: Como Atrair tráfego orgânico através dos sites de busca;
  • Passo 3: Crie Conteúdo Rei;
  • Passo 4: Priorize o Bom Conteúdo e Faça Ele Vender por Você;
  • Passo 5: Crie conteúdo que irá atrair compradores e não apenas visitantes
  • Passo 6: Use Palavras-chave Cauda Longa;
  • Passo 7: Use E-mail Marketing Para Fazer os Visitantes Retornarem ao Site.

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Um grande abraço e até a próxima.

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