10 Tendências de Marketing Digital para 2016 Que Vão Ajudar sua Empresa Vender Mais 

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Neste artigo eu separei 10 tendências de marketing digital para 2016, que ajudarão você a turbinar as estratégias de vendas do seu negócio. Confira o artigo.

10 tendências de marketing digital para 2016

Marketing digital é uma técnica que deve estar sempre sendo analisada e adaptada ao seu negócio, afim de trazer mais e mais clientes para a sua empresa. No momento em que você descobri quais estratégias estão funcionando, aparecem outras, e as antigas já não funcionam mais.

Estar sempre à frente da concorrência, quando o assunto é usar o marketing digital em suas estratégias de vendas, é algo que exige esforço constante e ficar sempre alerta com as novas tendências.

A parte boa de tudo isso, é que quem estiver por dentro de quais estratégias estão funcionando, estará sempre no controle do seu faturamento, será sempre o primeiro a se beneficiar e continuar vendendo como ninguém. Não é toa que existe o ditado “Boi que chega primeiro ao lago bebe água limpa.”

Com base nas minhas experiências de mercado e estudos que venho realizando ao longo dos anos sobre Marketing Digital e Vendas Online, eu separei 10 tendências de marketing digital para 2016 que ajudarão a alavancar as vendas do seu negócio.

Então, se você quiser ter sucesso em suas estratégias de marketing digital e aumentar as vendas do seu negócio, não deixe de conferir essas 10 tendências.

1 – Não confie apenas no Google

Não confie apenas no Google

Você deve estar achando estranho esse título, e eu concordo com você. Porém o que quero passar para você é o seguinte: Não crie todas as suas estratégias de marketing digital baseado apenas no google.

Por vários anos o Google manteve a liderança de site mais acessado do mundo, porém, acabou perdendo a liderança para o facebook. Isso não significa que você não deverá mais usar o Google como parte de suas estratégias de vendas, o que quero dizer é para você não colocar todos os ovos em apenas um cesto.

2 – Os buscadores irão mudar, acostume-se com isso

Você já deve ter percebido que no marketing digital as mudanças são constante, e um dos pontos que deve ser levado em consideração é a forma como o Google define qual conteúdo aparecerá nas primeiras posições da busca orgânica.

É preciso levar consideração também o algoritmo do Bing, Facebook e das principais redes sociais.

As pessoas estão cada vez mais antenadas com as redes sociais, por isso, fique de olho nas mudanças das principais redes e como isso influencia no comportamento de busca dos usuários.

3- Dispositivo móvel é a grande tendência

Os dispositivos móveis estarão cada vez mais em alta,  observe a imagem abaixo:

Porcentagem de usuários que usam dispositivos móveis

 

 

Esta imagem é um print da tela do meu computador com o relatório do google analytics, para uma empresa de enxovais de bebê. No momento, as visitas não são muitas, o site é novo, mas, eu não quero que veja o número de visitas no total, quero que observe que 30% das pessoas acessam usando o Mobile e quase 5% acessam usando o Tablet, e esse número cresce a cada dia.

Não é difícil perceber que o dispositivo móvel está tomando conta do mercado quando o assunto é acessar a internet. Basta que alguém enfie a mão no bolso, tire seu Smartphone que já estará navegando na grande rede.

4 – Conversão nas Redes Sociais está cada vez mais em alta

Muito já foi dito sobre o poder das redes sociais. Para o comércio eletrônico e sites de geração de leads, como blogs de conteúdo por exemplo, as redes sociais oferecem uma oportunidade de crescimento para melhorar as taxas de conversão e ganhar novos clientes.

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As pessoas passam boa parte do seu tempo usando as redes sociais, principalmente o facebook. Por isso, se você não utiliza as redes sociais como estratégia de conversão de vendas, comece a utilizar o quanto antes.

5 – Facilidade de Comprar na Internet

Comprar na internet

Com o advento dos cartões de crédito, o público está cada vez mais confiante em comprar pela internet. Cada dia, mais e mais pessoas compram pela internet.

Se você ainda não vende nada através da internet, está deixando dinheiro sobre a mesa.

Você precisa entregar conteúdo de valor para seu público e educá-lo a comprar o seu produto.

Complemente sua leitura com artigo Marketing de conteúdo o que é?

6 – A publicidade paga estará cada vez mais forte, se usada estrategicamente

Quer você goste ou não, você vai precisar pagar para aparecer para as pessoas que irão comprar o seu produto. Lógico que se suas campanhas de PPC não forem criadas de forma estratégica, afim de trazer o custo por clique ao valor mais baixo possível, você estará em maus lençóis e estará jogando dinheiro pelo ralo.

Toda e qualquer campanha de publicidade paga deve ser criada de forma estratégica. Deve haver um sistema de vendas online por traz. Um sistema onde o custo por clique é analisado constantemente e aperfeiçoado, para que você tenha um retorno sobre o investimento.

7 – Otimização da taxa de conversão

Se quiser ter sucesso e melhores resultados com seus investimentos em publicidade paga, é preciso estar sempre se adequando às mudanças das mídias utilizadas para divulgação e ao público que será abordado.

É interessante criar variações de campanhas de vendas, buscando atingir ao público de forma específica e qualificada.

Estamos caminhando para uma era onde o atendimento personalizado será levado será a bola da vez. Cada pessoa quer ser tratada de forma única e personalizada.

A empresa que entender e adotar esse conceito em suas estratégias de marketing digital com certeza estará um passo à frente dos seus concorrentes.

8 – Marketing de Conteúdo é mais barato

Marketing conteúdo sivaldo gomes

Se de um lado nós temos a publicidade paga, do outro temos o marketing de conteúdo. Talvez você tenha ficado um pouco confuso sobre esses dois lados, e está se perguntando: O que compensa mais, investir em publicidade paga ou marketing de conteúdo?

E a resposta para essa pergunta é: Invista nos dois!

Seu negócio precisa atacar pelos dois lados… Com o marketing de conteúdo sua marca gera valor para as pessoas. Já o tráfego pago trará pessoas qualificadas ao seu blog.

Leia mais sobre a importância de usar o marketing de conteúdo em suas estratégias de vendas online clicando em Marketing de conteúdo o que é? E a importância de usá-lo no seu negócio.

9 – Conteúdo único e de qualidade

A internet está cheia de conteúdo, tudo que você imaginar você encontra na grande rede. Porém, na grande maioria das vezes o que existe é uma grande massa de conteúdo inútil, que não acrescenta em nada ao usuário.

Conteúdo de qualidade tem um grande poder na geração de valor para o público-alvo e o mais importante, terá grande peso na conversão de vendas.

10 – Automação do Marketing Digital

Automação de marketing será o futuro das vendas online. Se você empresário deseja escalar seu negócio e aumentar constantemente seu faturamento, se atente ao Marketing Automation.

A estratégia de Marketing Automation consiste em automatizar os processos de marketing digital.

Com a implantação correta desta estratégia você terá pessoas acessando o blog da sua empresa, consumindo o seu conteúdo, entrando em sua lista de e-mails e comprando seu produto/serviço de forma automática. Como muitos dizem, tudo no piloto automático.

Conclusão

Essas 10 tendências do marketing digital podem parecer assustadoras para quem não conhece ou não utiliza o marketing digital.

Apesar de serem tendências, é bom ter cuidado ao decidir aplicá-las em seu negócio. Toda e qualquer nova estratégia de marketing digital deve ser testada e validade, antes mesmo de desconsiderar as estratégias antigas.

Das tendências de marketing digital citadas acima, quais você estará usando nos próximos meses?

2 Comments
  1. Anézio
    fevereiro 17, 2016 | Responder

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