Como o Google Analytics Pode Ajudar Seu Negócio Vender Mais: Como Divulgar Minha Empresa na Internet #3

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No artigo com vídeo de hoje eu vou falar com você sobre a importância do Google Analytics para o seu negócio. Até o final deste artigo você vai perceber Como o Google Analytics Pode Ajudar Seu Negócio Vender Mais. Confira.

 

O que é o Google Analytics

vendas online - google analytics

Antes de começar a falar sobre o poder dessa ferramenta para o seu negócio, vou fazer uma pequena apresentação da ferramenta tá ok? Assim que não quem não souber o que é o Google Analytics ficará por dentro a partir de agora.

 

O Google Analytics é uma das melhores ferramentas utilizadas para analisar as visitas dos sites. Então se você tem um site, se você tem o seu negócio na internet e você não tem as informações das pessoas que acessam o seu negócio através da internet, será muito difícil de criar estratégias de vendas online ou obter bons resultados com as estratégias que estão sendo utilizadas atualmente.

 

Quando não se utiliza uma ferramenta de análise de comportamento das pessoas, fica praticamente impossível saber a quantidade de pessoas que acessa o seu site, a partir de que site que elas vieram, quantas vezes elas acessaram, o tempo que elas passaram no seu site, qual dispositivo elas usaram, e assim por diante.

 

Usando o Google Analytics no seu site você consegue saber todas essas informações e a partir daí ficará mais fácil criar estratégias baseadas em dados reais do comportamento do seu público-alvo.

 

Vamos a partir de agora conhecer um pouco sobre o Analytics e como utilizar as informações que ele oferece a nosso favor.

Lembrando que neste momento eu não vou tratar de assuntos técnicos aqui ok? Vou mostrar a parte estratégica da ferramenta.

A parte de implementação, como adicionar o Google Analytics no site, será falado em outro momento, eu posso criar um artigo falando sobre isso depois quem sabe.

 

Analisando o Gogole Analytics de Forma Estratégica

Visão geral do Google Analytics

 

Na imagem acima tem um gráfico com os dados de acesso correspondente à média de um ano.

Logo de início podemos visualizar que o gráfico de visitas tem alguns picos maiores acompanhado de quedas, gerando uma média de 15 visitas diárias no site. Isso é proveniente das primeiras ações de divulgação nas redes socais e demais sites da internet.

 

Com o passar do tempo percebe-se que os resultados começam a melhorar, e após 12 meses de trabalho o site atinge uma média de 150 visitas diárias, com alguns picos de mais de 220 visitantes únicos no site.

 

As vezes você pode estar se perguntando: Em que o número de visitas ao meu site influencia nas vendas do meu produto ou serviço?

Isso é o que vamos falar a seguir. Me acompanhe nas próximas linhas.

 

Como o Número de Visitas no Site Influencia nas Vendas?

Aumento de visitas no site

O número de visitantes do site está diretamente ligado ao produto ou serviço que você oferece, ou seja, as pessoas que visitam o seu site, estão querendo saber mais sobre o seu produto ou serviço.

Por isso é muito importante que os artigo que você publica no blog do seu negócio estejam diretamente ligados ao que você tem a oferecer para o seu público-alvo.

Existem alguns casos em que um grande número de visitas no site passa a não ser tão interessante para o seu negócio. Eu explico sobre isso nas próximas linhas.

 

Quando o Número Alto de Visitantes no Site Não é Interessante Para a Empresa?

Neste momento você deve estar achando estranho eu falar que se a empresa tem um grande número de pessoas acessando o site, pode ser prejuízo e não lucro.

Isso acontece na seguinte situação: Se as pessoas que estão acessando o seu site forem pessoas interessadas no seu produto ou serviço, ok! Se tráfego é um tráfego qualificado.

Por outro lado, se as pessoas que acessam o seu site for um público que não tem interesse no seu produto ou serviço, você terá apenas prejuízo. Pois, além de outros pontos, você terá que pagar mais caro para uma empresa de hospedagem por exemplo.

Ficou curioso para saber como atrair visitantes qualificadas para o seu site? Continue lendo este artigo.

 

Como Atrair Visitantes Compradores Para o Seu Site

Como atrair visitantes compradores

O tipo de público que acessa o seu site está diretamente ligado ao tipo de conteúdo que você publica nele.

  • Então se você publica em seu blog artigos que falam sobre os tipos de ração para cada tipo de cachorro, irá atrair pessoas interessadas que querem saber qual ração comprar para seu cachorro.
  • Se você publica no seu blog artigos ensinando como passar no vestibular, irá atrair estudantes que querem passar no vestibular.

 

Então se você deseja atrair pessoas que querem comprar seu produto ou serviço, publique artigos que ajude essas pessoas e estão relacionados ao seu produto ou serviço.

 

Aqui no blog tem um artigo mais completo onde eu mostro mais exemplos de como você pode atrair visitantes qualificados para o blog do seu negócio.

 

Confira o artigo completo clicando em como atrair visitantes compradores para o blog do seu negócio.

 

Voltando ao Google Analytics, vamos agora analisar alguns dados principais.

Analisando os Principais Dados do Analytics

 

Gráfico de Visitas:

Gráfico de visitas do Google Analytics

Neste área você consegue visualizar como estão as visitas atualmente. Ao passar o mouse sobre a linha deste gráfico será exibido o número de visitas, seções etc. durante aquele período.

O período das visitas podem ser definidos de acordo com os três botões acima (Por hora, Dia, Semana e Mês).

Você pode também definir se deseja visualizar o número de seções, usuário e outros através da caixa de listagem que se encontra ao lado esquerdo na parte superior deste tela.

 

No vídeo abaixo eu mostro isso em mais detalhes.

 

Principais Elementos da Guia Visão Geral do Google Analytics

O que é o Google Analytics

  • Sessões: Corresponde ao número de Sessões que as pessoas acessaram.
  • Usuários: Corresponde ao número de usuário únicos que acessaram o site.
  • Visualizações de página: Refere-se ao número de páginas que os usuários acessaram.
  • Páginas / Sessão: Refere-se a qualidade de páginas o visitante acessou em casa seção.
  • Duração média da sessão: Tempo média que o usuário ficou no site.
  • Taxa de rejeição: Se o visitante acessou uma página do seu site e foi embora logo em seguida, a taxa de rejeição será alta. Em alguns casos isso é bom, em outros, precisa melhorar.
  • Porcentagem de novas sessões: Estimativa para o aumento de visitas.

Na parte superior direita você pode escolher o período que deseja visualizar.

Na coluna esquerda você tem as opções gerais, como o público-alvo, dados geográficos, interesse dos visitantes, a partir de rede social ou site as pessoas chegaram ao seu blog e assim por diante.

A seguir tem um vídeo que eu gravei com detalhes bem ricos sobre essas opções.

 

Assista ao vídeo e saiba como o Google Analitycs pode ajudar seu negócio a vender mais.

Link citado no vídeo: Curso Processo de Vendas Online

Ah, a propósito o conteúdo abordado neste artigo é uma pequena amostra do meu curso Sistema de Vendas Online Expert. Neste curso eu ajudo os empresários a levarem seus negócios para a internet.

A principal proposta do curso é o empresário atrair mais clientes para o seu negócio gastando menos com publicidade.

Conheça o meu curso completo o Processo de Vendas Online Clicando Aqui!

Um grande abraço e te vejo no vídeo.

– Sivaldo Gomes

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